quarta-feira, 11 de julho de 2012

Cortinas transparentes e vaporosas

Decoração:

Privacidade e luminosidade gostosa. É o que cortinas com tecidos leves propiciam aos ambientes.
Por Helene Zaro Koller

As cortinas vestem a casa, dão graça aos ambientes. E, num país tropical como o nosso, nada melhor que tecidos leves, translúcidos, mas que também garantam privacidade e luminosidade no ponto certo. Nossas 27 idéias exibem cortinas vaporosas, algumas com apliques e estampas e outras combinadas com persianas e rolôs. Além de delicadeza e frescor, não menos importantes são os detalhes, como medidas, pregas, alturas diferenciadas para a barra, formas de como prender – e as dicas dos profissionais. Esse conjunto completo você vê em cada uma destas fotos. E não se esqueça de escolher acessórios que fiquem em harmonia com o modelo e o tecido. Conheça algumas combinações de estilos e materiais que o mercado o oferece.



Em lojas diferentes, foram encontrados os seis xales coloridos de 1,10 x 2,50 m de altura, cada um. Os lisos de xantungue de seda foram dispostos nas laterais (Ethnix), e os listrados de voal, no centro (Espaço Til). O truque foi não usar forro: assim, apesar das cores fortes, a transparência mantém a leveza dos tecidos. Com alças passantes, as peças deslizam em um varão de bambu de 2 m de comprimento. Mas atenção: as alças passantes para varões são práticas, mas pouco aconselhadas em cortinas maiores, em que ficam pesadas para correr. Projeto de Mario Almeida.



Presa ao teto, a persiana de alumínio (Luxaflex) filtra a luz e aparece combinada com os xales fixos de organza de seda (Empório Beraldin). A sobreposição suaviza a frieza do metal, na opinião de Roberto Negrete, autor do projeto. A cortina de 2,80 m de altura é presa em trilho suíço. Mais uma vez, a prega americana surge como a eleita. Executada pela Cortinas Vila Prudente, a costura chama a atenção pela barra alta, de 45 cm.



Aqui, a pintura na parede define o tom da cortina, presa em trilho suíço duplo embutido. A seda rústica sem brilho foi a escolha para os xales. “Para conseguir um bom caimento e estender a durabilidade deste tecido, mando forrá-lo com flanela e tergal”, avisa Oscar Mikail, autor do projeto. Antes, vem o voal. Ambos costurados com a prega macho (intervalo de 10 cm), que gasta menos pano que a americana. Repare ainda no detalhe das braçadeiras clássicas. Tecidos daCoquelicots confeccionados por Monica Bagatelli.




Pétalas de acetato colorem este modelo, inspirado nos tons dos estofados. Recortadas a mão, elas foram presas pelo miolo no centro de cada bandeira, com 2 m de largura e 2,90 m de altura. O tecido sintético changeant, que parece mudar de cor, garantiu privacidade sem roubar a luz natural. Com 25 cm, a barra dupla segue pelas laterais. Projeto de Marilda Brandão.




Os painéis de voal (Larmod), presos ao trilho por velcros, são fáceis de desprender. Essa é uma das vantagens do modelo acionado como persiana. Cada bandeira de 89 cm de largura e 2,68 m de altura intercala varetas de aço de 30 em 30 cm, o que permite suspender as peças por cordões. Projeto de Ricardo Caminada e execução da Casa Mineira.



Neste ambiente, instalou-se um varão de metal abaixo do teto para os xales de seda, presos por ilhoses. Com 9 m de largura cada um, eles têm a metragem exata para fechar o vão de 3,50 m da janela. O complemento é a cortina de voal misto (36 m) que corre num trilho atrás da sanca. Projeto de Adriana Penteado.



Para trazer leveza ao ambiente, xales de organza (Safira Sedas) num tom que reproduz o rosa do quadro colocado bem ao lado da porta-balcão. Dois tipos de voal (Empório Beraldin) foram costurados juntos (execução da Wall Decor) e fazem as vezes de forro. Como o pé-direito é alto (3 m), o varão duplo de bronze fica 15 cm abaixo do teto, recurso que traz aconchego à sala. Cuidado na manutenção: como o tecido pode encolher, a lavagem deve ser feita a seco a cada seis meses. Projeto de Luciana Penna.



Neste apartamento, a TV fica na sala de estar, que recebe muita luz à tarde. Como medida para escurecer o ambiente, a escolha recaiu sobre a cortina do tipo blecaute. Para compor o visual, encomendou-se também um modelo que combina dois tons de voal: o marrom foi costurado de modo a formar um envelope e, no meio dele, entrou o voal dourado (execução da Slap Slap). Assim, o conjunto ajuda a segurar a luminosidade, sem eliminá-la totalmente. Um varão duplo sustenta as cortinas, presas em argolas. Projeto de Antônio Ferreira Jr. e Mário Celso Bernardes.


Fonte: casa.abril.com.br/



Edie / Germana / Anabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...