quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Renove sua casa com técnicas de feng shui

Percorremos a casa toda sugerindo toques simples de decoração e arrumação para renovar a energia de cada ambiente seguindo as lições do feng shui.

Texto: Simone Raitzik

Na sala, um simples arranjo de fores na mesa lateral faz toda a diferença. “Almofadas novas, de cores quentes e vivas, trazem fertilidade e abundância”, diz a consultora Cynthia Mendes.

Como um organismo vivo, que pulsa e respira, a casa necessita de cuidado constante. Precisa ser alimentada com carinho, delicadeza, cor e graça. Lições do feng shui, arte milenar chinesa que prega a importância de fazer do lar um templo sagrado e repleto de harmonia, podem ser colocadas em prática de forma simples, sem grandes investimentos. Só é preciso disposição. E existe melhor momento para pôr a mão na massa do que a virada do ano, quando dá aquela vontade de renovar os ânimos da vida (e da moradia)? Sim, é hora de olhar para os lados, percorrendo cada cantinho com atenção redobrada, checando se há vazamentos, se está faltando um espelho do interruptor de luz ou se a dobradiça da porta range insistentemente e merece umas gotas de óleo. 


É hora também de abrir espaço para o novo, se desfazendo de tudo o que não é mais usado. “Sugiro iniciar pelo básico, verificando prazos de validade de remédios, alimentos e maquiagens. Depois, passar para o closet, retirando o excesso de roupas e acessórios. E, por último, checar os objetos que estão sobrando, os livros que podem ser doados, os móveis que precisam de manutenção ou uma troca de lugar. A circulação livre e aberta significa vida em movimento. E isso é fundamental para que a energia se renove”, aponta a consultora de feng shui Mariangela Pagano, sempre atenta para o fato de que orçamento enxuto não é empecilho para mudanças. 


“Trocar os tecidos das almofadas, acender uma vela aromática, deixar bem à vista um vaso com flores frescas são pequenos detalhes que revelam muito amor”, completa. Na verdade, o desapego pregado por Mariangela representa muito mais do que apenas mudar o visual da casa. Significa ver o mundo com outros olhos. “É um primeiro passo para repensar a atitude perante a vida, desfazendo nós que nos prendem a valores materiais e a comportamentos viciados”, completa o especialista e consultor Miguel Angel Farias, que aposta na organização como a segunda etapa desse processo. “No momento em que você coloca a prateleira ou a mesa do escritório em ordem, faz uma limpeza mental e revê metas futuras. Somos sentimento e razão e o espaço que habitamos nada mais é do que o reflexo de nós mesmos”, diz ele.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...