sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

iemanjá


Homenagem a Iemanjá
(Disponível na loja)


O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao novo esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Ele concordou. Porém, um dia, embriagou-se e começou a ofender a esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu.

Desde menina, ela carregava um pote com uma poção que o pai lhe dera para casos de perigo. Durante a fuga, Iemanjá caiu quebrando o pote e a poção a transformou num rio cujo leito seguia em direção ao mar. Okerê (Atual esposo) , que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Iemanjá pediu ajuda ao filho que se chamava Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, Iemanjá tornou-se a rainha do mar.

Esse ano, o presente principal, uma homenagem dos pescadores, completa 80 anos. Como manda a tradição, o presente só é revelado no dia da festa. Dizem que, se o presente boiar, ele foi rejeitado, mas se desaparecer no mar, foi recebido por Iemanjá.


(Disponível na loja)









Edi / Germana / Anabela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...