segunda-feira, 2 de abril de 2012

Casa Mexicana

INTERIORES:


Uma visita à Casa dos Cariris, consulado honorário do México em São Paulo

Obras de arte, peças de artesanato colecionadas pelo casal e móveis brasileiros decoram a casa onde moram desde 2007 


Uma casa mexicana. É assim o lar da jornalista, tradutora e, principalmente, cozinheiraLourdes Hernández e do artista plástico Felipe Ehrenberg em São Paulo. Localizada em Pinheiros, a Casa dos Cariris, como é chamada, traduz o clima do país para seus almoços e jantares concorridíssimos em um dos mais badalados “restaurante” de portas fechadas da cidade, que só atende mediante reserva, em datas aleatórias decididas pelo casal e comunicadas por e-mail a uma lista crescente – mas muito controlada – de entusiastas.

Em uma harmonia de objetos acumulados ao longo de duas vidas que dividem uma existência comum há 25 anos, e que habitam a casa desde de 2007, as duas salas e cozinha formam um único ambiente. “É uma casa para se ficar à vontade. Quero que as pessoas pensem que este é o México que gostariam de conhecer”, conta Lourdes à Fabio Santos para a edição de março da Vogue Brasil.

A casa mais mexicana de São Paulo é cheia de superlativos, com tecidos, bandeirolas e obras de Felipe Ehrenberg



Há de tudo sobre os móveis e paredes, invadidas pelo amarelo que colore também o exterior da casa. Chamam a atenção as obras de Felipe, como a tapeçaria Este Tapiz es Más Mexicano que el Nopal, logo na entrada da casa (abaixo), e a multidão de peças de artesanato, vindas do México, recolhidas por Felipe ou recebidas de presente de amigos.

Foi há quase cinco anos, depois que Felipe deixou o posto de adido cultural da Embaixada do México, que os dois se mudaram para a casa, situada no que até há pouco era uma ilha de tranquilidade próxima do barulhento e caótico Largo da Batata, em Pinheiros. Logo após a mudança, Lourdes decidiu reviver no Brasil uma persona que encarnou durante muitos anos no México: a Cozinheira Atrevida, nome de uma coluna que teve no jornal Reforma e também a alcunah de sua porção chef. Ao todo, ela calcula que já serviu em sua casa pouco mais de 7.000 refeições, sem contar as que preparou para festas exclusivas.

Caveiras decoram o quarto; a tela Este Tapiz es Más Mexicano que el Nopal decora a entrada da casa (dir.)

Riqueza de detalhes na decoração



A comida de Lourdes, assim como sua casa, é superlativa, generosa e indiscutivelmente mexicana. Assim como há esqueletos e bandeirolas de papel recortado na decoração, estão nos pratos de louça estampada guacamoles, mixiotes, tacos, quesadillas, chiles recheados, guisados, sopas e moles diversos. “Qualquer ingrediente brasileiro vira mexicano em minhas mãos”, explica Lourdes, nascida em Ciudad Juarez, às bordas dos Estados Unidos. “Gosto da promiscuidade das culturas. Tenho segurança para usar sabores que permitem fornicar sem perigo de contágio. Cozinho e vivo como gosto”, conclui a Cozinheira Atrevida.

Deleite-se com as imagens e os ricos detalhes da Casa dos Cariris, uma espécie de embaixada informal do México em São Paulo.

Tapeçaria e as louças estampadas do consulado informal do México no Brasil

Fotos: Tuca Reinés
Fonte: MUNDO VOGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...